twitter



PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao ensino de língua
Professora: VANESSA DOUMID DAMASCENO
CÓDIGO: JA0036
I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1. Universidade Federal do Pampa
2. Campus: Jaguarão
3. Endereço: Rua Conselheiro Diana, nº650
4. Curso: Letras
5. Carga Horária Teórica: 30h Carga Horária Prática: 30h
6. Existência de pré-requisito(s): ( ) sim ( x ) não 
7. Código(s): JA0036
II- EMENTA
   As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação, buscando identificar a relação comunicação e educação na sociedade contemporânea e a influência das novas tecnologias nos processos escolares.
III - OBJETIVO(S)
   Disciplina de caráter teórico-prático que visa estudar os processos pedagógicos das tecnologias digitais e suas implicações/relações no que diz respeito ao ensino e aprendizagem escolar.
IV – CONTEÚDOS
  • Metodologias de ensino e aprendizagem em contexto digital
  • Formação de professor e novas tecnologias
  • Leitura e escrita no contexto digital
  • Suporte tecnológico para apresentações orais: explorando o \PowerPoint
  • Hipertextualidade; elaboração de páginas pessoais para a internet: Blogs
  • Elaboração de aulas interativas, utilizando o computador como ferramenta
  • Webquest como recurso pedagógico
  • O Vídeo e as redes sociais na sala de aula
V – METODOLOGIA
    Aulas expositivo-dialogadas empregando slides em arquivos PowerPoint; debates, seminários para apresentação de trabalhos e estudos dirigidos em sala de aula. E aulas práticas no Laboratório de Informática.
TÉCNICAS RECURSOS
  • Debates Datashow
  • Produção de atividades Laboratorio de Informática
VIII – REFERÊNCIAS BÁSICAS Nº ex.
FERNANDES, Natal Lania Roque. Professores e Computadores: navegar é preciso! Porto Alegre: Mediação, 2004.
LEVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 6.ed. São Paulo : Loyola, 2010.
MOURA, Leonardo. Como escrever na rede: manual de conteúdo e redação para internet.Rio de Janeiro: Record, 2002.
IX – REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES Nº ex.
ASSMANN, Hugo. Redes digitais e metamorfose do aprender. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
SILVA, Ezequiel Theodoro (Coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. 
LEMOS, Andre. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
SEGARAN, Toby. Programando a inteligência coletiva: desenvolvendo aplicativos web 2.0 inteligentes. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

1 comentários:

  1. Bom,queria parabenizar o blog, muito bom mesmo, e o assunto abordado na disciplina e muito interessante.Pois a tecnologia esta todos os dias em nossas vidas,e com um estudo dela através da educação, ajuda a sociedade ter um melhor aprendizado.Mais uma vez parabéns ,se precisarem eu estou a disposição.Abraços

Postar um comentário