
Os
alunos utilizarão o Blog, onde estará postada o
início de uma história e a partir daí terão que desenvolver a continuidade da
mesma, tendo como instrução um número pré-determinado de caracteres e assim
constituir um texto coletivo.
Atividade
2
O MSN como complemento de atividades e reforço, tirando a
aula do espaço in loco das
salas de aula, para isso, criar um grupo fechado para estudos on-line.
Atividade
3
Utilizar
o Facebook, criando uma página para um grupo fechado, dos
alunos, onde deverão mapear outros perfis e verificarem as variações
linguísticas.
Atividade
4
Apresentar
uma página associada ao Facebook que é o site
“Live Mocha” e então tornar mais prazeroso o processo de aquisição/aprendizagem
de uma língua estrangeira.
Atividades elaboradas pelo aluno Leonardo Messias
Atividades usando Redes Sociais
Blog: Postar no blog da turma o título do
curta “Era uma vez dois verões” de Jorge Furtado, para que os alunos postem
comentários sobre o que acham que o filme vai abordar, somente com o título
visualizado no blog.
Orkut: Colocar no álbum do orkut, charges para
os alunos escolherem uma e analisar o texto não verbal desta. Relatando em um
parágrafo, na opção comentários seu ponto de vista da charge escolhida.
MSN: Será criado uma conta para a turma,
realizando um espaço fora do ambiente escolar (extra classes) para que o
professor dentro de sua carga horária, tire dúvidas das matérias, provas e
trabalhos.
Facebook: Usar a ferramenta para que o
professor crie um grupo da turma, onde nesse será um espaço de aprendizagem,
pois neste será postado somente materiais para estudos, dicas de filmes, de
livros e sugestões para melhorar a aula posterior.
Twitter: Ler em sala de aula o conto
“Terça-feira gorda de Caio Fernando Abreu” e levar para casa a atividade de
escrever em 140 caracteres a ideia principal do conto.
Jonas dos Santos